ATUAÇÃO

Bem Estar

Uma boa Nutrição é um dos requisitos essenciais para atingir o bem-estar.  Uma dieta completa e balanceada irá promover saúde através da adequada ingestão de nutrientes. Indisposições físicas e emocionais, sensação de fadiga, insônia e depressão são sintomas que podem estar relacionados a deficiências nutricionais ocasionadas por uma alimentação desequilibrada.

Prevenção de Doenças

“Somos aquilo que comemos”. A frase propagada por Hipócrates há mais de 2500 anos e que com o avanço científico acumula comprovações tornou indiscutível que uma alimentação saudável seja capaz de prevenir vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose. Por exemplo, uma das principais causas de morte no mundo moderno, a aterosclerose, derivada do acumulo de gorduras nas artérias, pode ser evitada por um estilo de vida saudável, que contribua para a manutenção de níveis ótimos de açucares e colesterol no sangue. Desta forma, uma orientação nutricional baseada na individualidade genética e nos hábitos de vida de cada um poderá ajudar a prevenir doenças.

Mudanças Alimentares

Após o diagnostico de algumas doenças e/ou situações que exigem uma mudança na alimentação, geralmente as pessoas sabem que tem que mudar, mas não sabem como fazer isso. O ideal é que toda mudança alimentar seja acompanhada por um Nutricionista. Ainda que hoje em dia seja fácil encontrar informações disponíveis na internet, estas orientações são generalizadas e muitas vezes não são confiáveis. Uma orientação nutricional feita por uma profissional irá privilegiar o controle dos sintomas específicos, garantindo o aporte nutricional adequado a cada caso.

Sistema Digestivo

Muitas pessoas convivem com sintomas como constipação intestinal, indigestão e azia por muito tempo, sendo comum a automedicação. Geralmente estes medicamentos trazem alívio rápido dos sintomas, porém não tratam a causa do problema. O fato do sistema digestivo não funcionar corretamente significa que seu organismo não esta aproveitando perfeitamente os nutrientes dos alimentos que você ingere. Neste caso a  orientação nutricional terá como objetivo principal restabelecer as funções digestivas, identificando as principais causas alimentares do problema e suprindo as deficiências nutricionais existentes. Dentre estas causas as alergias e as intolerâncias alimentares podem ser as responsáveis por outros sintomas não relacionados ao trato gastrointestinal.

Perda de Peso

O excesso de peso é uma problema enfrentado por muitas pessoas  e  uma alimentação adequada é a principal aliada no controle do peso. Promessas de perda de peso rápido e fácil geram lucros para uns e frustrações para quem precisa perder peso por questões de saúde. O excesso de peso pode estar relacionado com as alterações nos níveis sanguíneos de colesterol, glicose e triglicerídeos.   Neste caso,  o nutricionista tem o papel de organizar um plano alimentar adequado e acessível, objetivando a perda de peso e o controle das taxas sanguíneas de açucares e gorduras . O acompanhamento nutricional dará a segurança para que se obtenha sucesso na manutenção do peso perdido.

Estética

Uma das principais atuações do nutricionista nesse âmbito é no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição e Estética, “tratando-se de cirurgias plásticas com fins estéticos que envolvam a redução de gordura corporal localizada e remodelação da silhueta, sabe-se que o emagrecimento anterior ao procedimento cirúrgico, quando conduzido de forma gradual e cuidadosamente monitorado pelo profissional nutricionista, irá auxiliar na redução do percentual de gordura e início da remodelação da forma corporal antes mesmo do procedimento cirúrgico, possibilitando resultados mais satisfatórios”.

Saúde da Mulher

A vida de uma mulher é naturalmente influenciada por hormônios e, de acordo com a idade, sintomas desagradáveis em decorrência destas alterações hormonais podem ser sentidos.Na adolescência, os sintomas mais comuns são a acne e a cólica menstrual. As mulheres com até 45 anos frequentemente sofrem com manifestações relacionadas à Tensão Pré Menstrual (TPM), Síndrome do Ovário Policístico (SOP), endometriose e hipotireoidismo.  A partir dos 45 anos as queixas mais comum tem relação com a menopausa. A maioria dos sintomas pode ser minimizada com o fornecimento de nutrientes adequados a cada fase.

Gestação

As primeiras experiências nutricionais da criança são capazes de programar o padrão metabólico dela por toda a vida, determinando uma maior ou menor propensão a desenvolver determinadas doenças, como obesidade, doenças cardiovasculares e alergias. Na gestação são comuns sintomas como constipação intestinal e enjôo, além da preocupação materna com o ganho de peso.  Por isso no período gestacional a nutrição materna é tão importante para a mamãe e o bebê.

Infertilidade

Se pensarmos, que tudo tem início com a fecundação de um óvulo por um espermatozóide, fica fácil entendermos que a Nutrição começa antes da mulher engravidar. O acompanhamento nutricional pode ser um ótimo aliado nos tratamentos de infertilidade masculina e feminina. Uma alimentação equilibrada e o uso de suplementos adequados podem contribuir para melhor qualidade dos gametas, aumentando a probabilidade de uma gravidez.

Vegetarianismo

Vegetarianismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos. As razões que levam as pessoas a adotá-lo são inúmeras, o importante é que esta escolha deve ser sempre respeitada. O principal erro é quando esta dieta não é bem planejada, ser vegetariano não se resume a  retirar a carne da alimentação. O acompanhamento nutricional é importante para auxiliar neste planejamento e observar o estado nutricional do vegetariano.